Futuro chefe do executivo ficará menos de dois anos no comando da região

Mais de 17 mil eleitores do município de Candeias do Jamari, região metropolitana de Porto Velho, irão escolher o seu novo prefeito no próximo domingo (17) através de uma eleição suplementar. O eleito ficará menos de dois anos no cargo. Quatro candidatos disputam o pleito.

O futuro prefeito de Candeias do Jamari será o quarto em menos de três anos. A decisão por uma nova eleição ocorreu após a Câmara de Vereadores da cidade afastar o prefeito Luis Ikenohuchi (DEM), em fevereiro deste ano, acusado de cometer improbidade administrativa. Luis assumiu a prefeitura após a morte de Chico Pernambuco (PSB), eleito em 2016 e assassinado em março de 2017.

Com o afastamento, o presidente da Câmara Municipal assumiu o cargo temporariamente com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) decidindo, no dia 17 de maio, realizar novo pleito.

Segundo o TRE-RO, o pequeno município, emancipado há 27 anos, tem 17.231 eleitores aptos a votar na escolha do novo prefeito e vice-prefeito. Entraram nessa lista cidadãos regularmente inscritos na 21ª Zona Eleitoral até o dia 7 de fevereiro de 2019.

O TRE-RO vai levar toda a estrutura à Câmara de Vereadores da cidade e pretende instalar um telão para que os moradores possam acompanhar a apuração. O prefeito eleito deve assumir o cargo em 30 dias e terá um ano e cinco meses de administração.

Confira a seguir quais os candidatos concorrem ao cargo.

José Ribamar de Araújo (PR)

Ex-deputado estadual por Rondônia, Ribamar Araújo já disputou a prefeitura da cidade vizinha Porto Velho também pelo Partido da República, em 2016.

Com o fim do mandato de deputado em fevereiro desse ano, o ex-parlamentar, agora, coliga com o PP e o PSD para chegar à prefeitura de Candeias do Jamari. Sua vice é Ângela de Lima Tavares Ferreira, do mesmo partido.

Lucivaldo Fabrício de Melo (DC)

Atual prefeito do município, Lucivaldo assumiu o cargo por ser o presidente da Câmara Municipal de Candeias do Jamari e agora pretende manter o cargo pelo mesmo partido, o Democracia Cristã.

Seu vice, da mesma sigla, é André Silva Bem. Lucivaldo é militar reformado e não coligou com nenhuma outra sigla na disputa pela prefeitura.

Paulo Sergio Augusto da Silva (PSTU)

O empresário Paulo Cadilac, como é popularmente conhecido, disputará pela segunda vez a prefeitura de Candeias do Jamari. Em 2018, também disputou uma das vagas a senador por Rondônia.

Para as eleições em Candeias do Jamari, não coligou com nenhum outro partido. Seu vice é Leucir Antônio Correa, também do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).

Valteir Geraldo Gomes de Queiroz (PMN)

Valteir atualmente é presidente estadual provisório do Partido Mobilização Nacional (PMN). Além da sigla, a coligação, a maior entre os candidatos, conta com o apoio do PDT, PT, PSC, PSB, PV, PSDB e PROS.

Seu vice, do mesmo partido, é Antônio Onofre de Souza. Valteir também disputou uma vaga a vereador do município, em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *