Connect with us

Legislativo RO

Lucio Mosquini pede federalização da investigação do Caso Nicolas Naitz

Publicada

em

Compartilhe

O mistério sobre o desaparecimento do recém-nascido Nicolas Naitz, que sumiu dentro de uma maternidade particular em Porto Velho, em maio de 2014, está às vésperas de completar cinco anos, e o caso segue sem solução.

Nicolas Naitz nasceu no dia 22 de maio, às 9h20, com 2,8 kg de parto normal, em Candeias do Jamari.

“De repente, de uma hora para a outra, o médico disse que levaria a criança para Porto Velho. E me disse: ‘Eu levo o bebê e você segue com a mãe em outra ambulância. Eu estranhei a atitude dele, mas é como dizem: ‘Conduta médica não pode ser questionada”, revelou a mãe que mora em Cujubim.

Cerca de nove horas depois, no entanto, o recém-nascido estaria morto, isto após passar por outros hospitais de Porto Velho, pelo menos é a informação que passaram a mãe.

Nesse meio tempo, inúmeras informações desencontradas convergiram às margens do dramático desaparecimento cujas incertezas perduram até hoje, e o corpo da criança nunca apareceu.

As investigações que eram conduzidas pela Polícia Civil (PC/RO) foram dadas por encerrada, e o caso permanece sem solução.

O deputado federal Lucio Mosquini após tomar conhecimento dos fatos se sensibilizou e tem buscado meios legais para ajudar a esclarecer o caso. “Precisamos saber de fato o que aconteceu com o bebê Nicolas, vamos reviver esse fato, a mãe dele merece respostas, o poder público tem que ser capaz de dar essas respostas a essa mãe”, disse o Deputado.

Após quase cinco anos enfrentando toda a ordem de frustração, Marciele Naitz Sampaio Pereira, mãe da criança, participou de uma reunião com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, articulada pelo deputado Lucio Mosquini.

Marciele teve a oportunidade de relatar a história do desaparecimento de Nicolas para a Ministra, e contou com detalhes a sua luta silenciosa que no próximo dia 22 de maio completará cinco anos.

O deputado Lucio Mosquini pediu a Ministra Damares que a investigação seja federalizada. “Eu acredito que Nicolas está vivo, precisamos encontrá-lo e devolvê-lo a sua mãe”.

A Ministra Damares ficou impressionada com a história de Marciele, e garantiu que vai entrar nessa luta. A Ministra acionou a Secretária Nacional Adjunta dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sra. Viviane Petinele, e solicitou que seja feito um retrato falado do bebê Nicolas, de como ele supostamente estaria hoje, com base no biotipo dos pais.

A Ministra quer usar o caso Nicolas Naitz na nova versão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Marciele Naitz disse que o número de crianças sequestradas no Brasil é assustador, com base em dados repassados pela própria Ministra, Marciele disse que estimasse que 90 mil crianças estão sendo raptadas todos os anos no Brasil, e isso tem que acabar.

Damares elogiou a coragem, e sugeriu que Marciele Naitz seja colocada em um programa de proteção às testemunhas.

Continue lendo
Anúncios
Comentários

Legislativo RO

Léo Moraes Cobra Celeridade Para Transposição De Servidores

Publicada

em

Compartilhe

Com o propósito de alinhar os próximos passos sobre a transposição de servidores do ex-território de Rondônia, a bancada federal de Rondônia se reuniu com a Comissão Especial dos ex-Territórios Federais e representantes dos servidores, nesta quarta-feira (12), no Ministério da Economia.

O deputado federal Léo Moraes (Podemos-RO) voltou a cobrar a celeridade na conclusão dos processos em pausa para que os servidores passem a compor o quadro federal. Segundo ele, a morosidade nesse processo é bizonha. “Milhares de servidores aguardam o enquadramento nos quadros federais. Muitos se encontram em situação de desânimo, doentes e carentes financeiramente. Precisamos dar dignidade a esses desbravaores”, disse o parlamentar.

O congressista rondoniense comemorou a revogação do artigo 33 da portaria 8.382/19, publicada pela Secretaria de Gestão e Desempenho Pessoal. Na prática, isso significa que aqueles servidores que tiveram seus processos administrativos suspensos por terem entrado com ações judiciais, terão seus processos analisados independentemente das ações judiciais.

Léo Moraes cobrou o empenho do governo Estadual de Rondônia e do Executivo Federal. “Nossa parte estamos fazendo. Agora contamos com o apoio e boa vontade do Governo de Rondônia e também do Presidente Bolsonaro. Somente com a dedicação e vontade de todos envolvidos que conseguiremos a conclusão da transposição”, disse.

Até 1988, os antigos territórios federais do Amapá, Rondônia e Roraima eram administrados diretamente pelo governo federal. Com a Constituição de 1988, os territórios foram extintos e os antigos servidores civis e militares foram incorporados aos novos estados e municípios em um processo que gerou conflitos.

Continue lendo

Legislativo RO

Jean Oliveira é atendido pela Energisa com postes e rede de energia nas áreas do Cristal da Calama e Setor Chacareiro

Publicada

em

Compartilhe

O parlamentar pediu a instalação de postes e rede de energia elétrica de baixa e alta tensão na região.

O deputado Jean Oliveira (MDB) reivindicou à Energisa distribuidora Rondônia, por solicitação do vereador Márcio Oliveira (MDB), que fosse feita a instalação de postes e rede de energia elétrica de baixa e alta tensão na região da Rua Goianésia entre as Ruas Espinélio e Avenida Amazonas na zona Leste de Porto Velho, para que a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) possa instalar iluminação pública naquela região.

Na sua reivindicação, o deputado citou o que o vereador Márcio Oliveira relatou na sua solicitação, que as comunidades do conjunto habitacional Cristal da Calama e Setor Chacareiro, há muito vem sofrendo com a falta de iluminação pública nas referidas áreas, o que ocasiona constantes roubos praticados contra moradores nessa região; com tais serviços realizados, possibilitando a iluminação pública, os moradores daquelas áreas terão mais segurança, assim como a classe estudantil que é a maior vítima de bandidos   devido a escuridão.

Atendendo à solicitação do deputado, a Energisa informou que a comunidade do conjunto habitacional Cristal da Calama está sendo atendida no momento, com previsão para conclusão dos serviços em março de 2020 e o Setor Chacareiro está em fase de elaboração dos projetos, para posteriormente serem programadas as obras, com previsão para atendimento até junho de 2020.

Jean Oliveira agradeceu a Energisa na pessoa do seu diretor presidente, André Luís Cabral, por realizar esse serviço que irá proporcionar maior segurança para os moradores das áreas atendidas.

Fonte: Decom
Foto: José Hilde

Continue lendo

Legislativo RO

Laerte Gomes promove encontro de diretores de escolas com secretário da Educação

Publicada

em

Compartilhe

Parlamentar se colocou à disposição para trabalhar para fortalecer a educação.

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), intermediou uma reunião de trabalho entre o secretário estadual de Educação, Suamy Vivecananda, com diretores de escolas da regional de Ji-Paraná, na semana passada.

Na pauta do encontro, a possibilidade de investimentos e de ações que podem ocorrer ainda neste ano nas escolas, com o aumento de repasses e convênios, a ser definido de acordo com a capacidade orçamentária, ou ficar para o próximo ano, com a previsão de inclusão na peça orçamentária.

“Muitos diretores de escolas estaduais nos procuram e relatam algumas dificuldades e algumas demandas, que necessitam de investimentos governamentais, como reformas e ampliações. Nesse encontro, os diretores puderam mostrar ao secretário algumas dessas necessidades”, explicou Laerte.

O secretário da Seduc esclareceu que o Governo tem a sua programação, e que novos investimentos dependem de disponibilidade no orçamento. “Minha sugestão é que cada unidade escolar apresente seu projeto, formalizando assim a sua necessidade, para que, tão logo seja possível, já possamos ir atendendo, dentro das possibilidades da nossa capacidade de investimento”, completou.

Laerte Gomes se colocou à disposição, caso sejam necessárias a aprovação de alguma lei para que o orçamento possa ser direcionado para novos investimentos, por exemplo.

Fonte: Decom
Foto: Diego Queiroz

Continue lendo

Em alta