Connect with us

Legislativo RO

Laerte Gomes propõe título honorífico a médico ganhador de prêmio internacional de Reumatologia

Publicada

em

Compartilhe

Dr. Liszt Jonney Silva dos Santos e equipe serão homenageados por projeto que estuda doenças reumatológicas em indígenas

É de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) o projeto de Decreto Legislativo que concede o título honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia ao pesquisador e médico reumatologista, Dr. Liszt Jonney Silva dos Santos, representante do Estado na equipe internacionalmente premiada pelo projeto Community Oriented for Control of Rheumatic Diseases (Copcord).

Radicado em Ji-Paraná desde 2012, Dr. Liszt coordenou o estudo sobre a prevalência de doenças reumatológicas em indígenas de Rondônia em 2017, quando realizou incursões nas etnias Amondawa e Gavião. Nasce, então, o projeto Copcord, premiado pela International League of Associations for Rheumatology (ILAR) em 2018, pelo nível de complexidade e originalidade do conteúdo apresentado.

“O projeto do Dr. Liszt e sua equipe, colocou Rondônia e a Reumatologia brasileira em destaque no cenário nacional e internacional nos estudos relacionados às doenças reumáticas entre indígenas. Esse feito merece todo nosso reconhecimento”, destacou o presidente.

Através dos estudos realizados é possível saber com mais precisão quais os tipos específicos de doenças reumáticas os indígenas estão sofrendo, bem como, estabelecer uma melhora nas políticas públicas de saúde para o grupo.

O projeto conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), Sociedade de Reumatologia de Rondônia (SRR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), com autorizações da FUNAI e Ministério da Justiça.

Após a conclusão, o Copcord fornecerá ao governo brasileiro, subsídio informativo para que políticas públicas voltadas para esta área da saúde indígena sejam implantadas. Até o momento, o Copcord coletou dados de mais de 300 índios das aldeias Amondawa e Gavião.

Dr. Liszt é médico graduado pela Universidad Autônoma de Barcelona (UAB), na Espanha, especialista em Reumatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro (SRRJ) e mestrando em Clínica Médica da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O pesquisador é qualificado na área de Reumatologia e Clínica Médica a nível hospitalar e ambulatorial do Programa Saúde da Família (PSF), atuando como médico e coordenador do programa em diferentes cidades do país e também na área de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO).

Dr. Liszt foi presidente e sócio fundador da Sociedade de Reumatologia de Rondônia, onde hoje atua como vice-presidente. É fluente nos idiomas inglês, catalão e espanhol.

Voto de Louvor

O presidente Laerte Gomes também requereu a entrega de Voto de Louvor ao pesquisador Dr. Liszt Jonney e a toda sua equipe em reconhecimento ao prêmio internacional pelo projeto Copcord, dado pela International League of Associations for Rheumatology (ILAR) em 2018.

Fonte: Decom
Foto: José Hilde

Continue lendo
Anúncios
Comentários