Legislativo RO

Jair Montes lamenta massacre em Suzano e faz alerta para segurança nas escolas estaduais

Ele defende o retorno de vigilantes nas unidades escolares

O deputado estadual Jair Montes (PTC) lamentou o massacre que ocorreu na quarta-feira, em Suzano, na grande São Paulo, onde 11 pessoas foram mortas a tiros. Das vítimas fatais nove eram adolescentes com idade entre 15 e 17 anos e dois eram adultos. Os assassinos cometeram suicídio após o ataque. “Choramos mais uma tragédia com a morte cruel e de forma covarde de nossos adolescentes”, lamentou Jair que consternado e preocupado fez um alerta: “Infelizmente, alunos e funcionários das escolas da rede pública são potenciais alvos de ataques como o que aconteceram hoje”.

O parlamentar destacou que a retirada dos vigilantes das escolas estaduais em 2013 expos a fragilidade na segurança das unidades de ensino. “Os vigilantes foram substituídos por câmeras de monitoramento. Na época o Estado alegou que essa mudança traria economia e o que se viu foi o contrário. O prejuízo incalculável com os furtos praticados por criminosos. Centrais de ar, computadores, notebooks e até merenda escolar, nada foi poupado pelos bandidos. E o que é mais grave: alunos e funcionários estão expostos a violência”, observou Montes.

O parlamentar analisou ainda que os autores dos ataques na escola de Suzano encontraram facilidade para entrar na escola. “Nas imagens eles saem de um veículo e encontram o portão aberto. Em qualquer escola aqui da nossa cidade você encontra essa mesma facilidade de acesso, por que até os servidores que atuavam na portaria foram retirados. Isso me causa medo e o sentimento de insegurança. Os pais deixam seus filhos na escola com a certeza de que o Estado que detém o monopólio da segurança pública vai garantir a segurança dele e na verdade não é bem assim que vem acontecendo”, opinou Jair.

Montes declarou ainda que continuará defendendo o retorno dos vigilantes para as escolas estaduais. “Desde o meu primeiro dia de mandado na Assembleia Legislativa do Estado (ALE/RO) venho batendo nessa tecla e não vou sossegar enquanto não conseguir. Quando fui vereador na Câmara da Capital propus uma lei que proibiu a prefeitura de Porto Velho de repetir o mesmo erro do governo do Estado, de substituir os vigilantes por câmeras. A lei foi aprovada e sancionada. Dessa forma garantimos centenas de empregos e a segurança de prédios públicos de alunos e dos professores das escolas municipais”, finalizou Jair Montes.

Fonte: Decom
Foto: Marcos Figueira

Notícias relacionadas
Legislativo RO

Alex Redano agradece Governo por investir mais de R$ 500 mil na educação de Ariquemes

Legislativo RO

Divisão Político-Administrativo de Rondônia será debatida em audiência pública proposta por Jair Montes

Legislativo RO

Deputado Edson Martins viabiliza recurso para Cerejeiras

Legislativo RO

Laerte Gomes destina emenda de R$ 100 mil para compra de medicamentos para o Hospital Municipal de Alvorada do Oeste

Inscreva-se na nossa Newsletter e
fique informado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *