Connect with us

Geopolítica

Embaixada dos EUA reafirma declaração de apoio de Trump ao Brasil

Publicada

em

Compartilhe

A embaixada dos EUA no Brasil usou o Twitter para reafirmar o apoio de Donald Trump ao processo de adesão do país à OCDE.

“A declaração conjunta de 19 de março do presidente Trump e do presidente Bolsonaro afirmou claramente o apoio ao Brasil para iniciar o processo para se tornar um membro pleno da OCDE. Continuamos mantendo essa declaração.”

Foto: KEVIN LAMARQUE / REUTERS

Mais cedo porém, os Estados Unidos haviam desistido de apoiar a inclusão do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE). Após declarar publicamente apoio à candidatura brasileira, o próprio governo americano rejeitou um pedido para discutir a ampliação do clube dos países industrializados e emergentes, segundo uma reportagem publicada nesta quinta-feira (10/10) pela agência Bloomberg.

A agência teve acesso a uma carta enviada pelo secretário de Estado americano, Mike Pompeo, em 28 de agosto, ao secretário-geral da OCDE, Angel Gurria. No documento, Pompeo rejeita um pedido para incluir mais países na organização e destaca que Washington apoiava apenas a candidatura da Argentina e da Romênia.

“Os Estados Unidos continuam preferindo a ampliação em ritmo contido, levando em consideração a necessidade de pressionar por planos de governança e sucessão”, destaca a carta.

Continue lendo
Anúncios
Comentários