Regional

Diretores de autarquias de RO estão preocupados em serem sabatinados por deputados

Assessores passam a atacar parlamentares em redes sociais para tentar criar animosidade com a população

Em dezembro de 2018 PAINEL POLÍTICO revelou que uma Emenda Constitucional aprovada em 2017 estabelece que “os Presidente e Diretores de Autarquias e Fundações do Estado, serão escolhidos e nomeados pelo Governador, após aprovação pela maioria absoluta dos Membros da Assembleia Legislativa”, ou seja, eles precisam passar antes por uma sabatina.

Entre os cargos estão os diretores do Detran, do Porto, Ipem, Caerd e o recém criado Instituto de Terras de Rondonia, além do DER. Marcos Rocha ignorou a Emenda e recentemente sinalizou que adotaria o critério, exonerando os diretores e encaminhando-os ao crivo do legislativo. Segundo informações divulgadas pela assessoria do deputado estadual Jair Montes, “um interlocutor do governador informou que as exonerações dos diretores de fundações e autarquias seriam publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (17) o que não ocorreu.

Marcos Rocha não teria cumprido promessa de exonerar diretores de autarquias e fundações

O simples anúncio da suposta decisão de Rocha não agradou os diretores, e alguns chegaram a escalar seus assessores para atacar os parlamentares. Um dos ex-empregados do senador Acir Gurgacz, que cumpre pena em Brasília após ter sido condenado pelo STF por crimes contra o sistema financeiro nacional, usou suas redes sociais para afirmar que “Laerte Gomes (presidente da Assembleia) quer enquadrar Marcos Rocha e dominar o Detran e outras secretarias do governo. Fez ameaças a todo momento. Vou contar para vocês o plano do homem que quer usar o dinheiro público para financiar sua campanha à prefeitura de Ji-Paraná”.

Gurgacz manteve (e ainda detém) forte influência no Detran de Rondônia.

A Assembleia se reúne na terça-feira para avaliar a emenda constitucional. Já existe um pedido de impeachment do governador pelo não cumprimento da mesma. A semana que vem promete ser agitada em Rondônia.

Sobre o autor

Jornalista, editor de Painel Político, consultoria em comunicação
Notícias relacionadas
Regional

Lava-Jato bloqueia bens de Raupp, MDB, PSB e empresas no total de R$ 3,57 bi

Regional

Ex-assessor do governo de RO reclama que Polícia Civil levou seus equipamentos há 40 dias e não devolve

Regional

Títulos falsos do Terra Legal foram distribuídos em Rondônia

Regional

SEJUS quer exonerar todos os Agentes Penitenciários que buscaram diálogo no CPA

Inscreva-se na nossa Newsletter e
fique informado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *