Connect with us

Legislativo RO

Deputado Jair Montes apresenta demandas de Porto Velho ao diretor geral do DER

Publicada

em

Solução para Estrada do Belmont, recuperação do Deroche e obras na Estradas dos Periquitos entre os pedidos do parlamentar

O deputado estadual Jair Montes (PTC) se reuniu nesta quinta-feira (12) com o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Erasmo Meireles, para apresentar algumas demandas de Porto Velho, que podem ser trabalhadas em parceria com o órgão governamental, trazendo melhoria na infraestrutura da capital e beneficiando a população.

Entres os pedidos, a discussão de uma saída em definitivo para o impasse que envolve a Estrada do Belmont, recuperação e melhorias no Deroche Pequeno Franco, na região central da capital; urbanização da Estrada dos Periquitos, na Zona Leste, e parceria para investimentos no complexo poliesportivo do Conjunto Rio Jamary, também na Zona Leste, que é de responsabilidade da prefeitura.

“Estamos apresentando pedidos ao diretor geral do DER, que com a sua capacidade de gestão, com a sua sensibilidade, poderá atuar para trazer à realidade essas benfeitorias, que são importantes para a população de Porto Velho”, explicou Jair Montes.

Estrada do Belmont 

O deputado quis saber quais as ações efetivas que o DER planeja para a Estrada do Belmont, por onde circulam cerca de 30% do PIB de Rondônia, com as empresas distribuidoras de combustível, sendo fundamental para a economia do Estado. Meireles informou que uma saída para dar celeridade à obra seria a efetividade de uma Parceria Público Privada (PPP). Antes, ele explicou que a responsabilidade sobre a Estrada do Belmont é um encaro da prefeitura da capital.

“É uma via de responsabilidade do município, mas o Governo, através do DER, nunca se negou a trabalhar em parceria e a colaborar. Temos boa vontade e feito parcerias para minimizar os problemas. Agora, estamos atuando numa comissão, com a participação do Ministério Público, Governo e prefeitura, para estabelecer uma PPP que possa solucionar àquele problema”, afirmou Meireles.

Jair Montes, que é presidente da Comissão de Habitação e Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, manifestou interesse em participar dessa comissão que discute a formação de uma PPP. Segundo Meireles, os estudos estão avançados para firmar um contrato via PPP nas obras de cerca de 13 quilômetros de pavimentação da Expresso Porto.

“Vamos executar, pela via direta, cinco quilômetros de asfalto da Expresso Porto, nas imediações do Hospital do Amor. O restante, deverá ser executado por através de uma PPP e queremos estender esse modelo para a Estrada do Belmont também”, explicou o diretor geral.

Montes pontuou que seria importante que a Estrada do Belmont fosse estadualizada. “Acabaria com esse impasse sobre quem é o responsável pela via. Vou apresentar esta indicação ao governador Marcos Rocha (PSL), para que ele estadualize a Estrada do Belmont, passando de vez ao controle do Estado”.

Estrada dos Periquitos 

Jair Montes pediu ao diretor geral do DER que possa somar esforços em conjunto para a duplicação, iluminação e construção de pista de caminhada, entre outras ações, no acesso aos bairros Marcos Freire, Ulysses Guimarães e Mariana, estendendo obras de urbanização por um trecho maior da Estrada dos Periquitos. “Precisa de recursos federais, estou me colocando à disposição para ajudar e precisamos juntar forças para esse trabalho, que é muito grande e dispendioso. Mas, acredito ser possível”, completou o parlamentar. 

Deroche

O deputado também apresentou o pedido para obra de revitalização do Deroche Pequeno Franco, na região central. “Me coloco à disposição, inclusive, para destinar emenda para a construção de um campo de grama sintética e outras melhorias na infraestrutura daquela área desportiva, tão importante para os moradores da região central de Porto Velho”, assegurou.

Ao final, Jair Montes pediu que o diretor do DER possa estudar a possibilidade de parceria com a prefeitura de Porto Velho, para investimentos no complexo poliesportivo do Conjunto Rio Jamary, com a melhoria de toda a sua infraestrutura.

Fonte: Decom
Fotos: Marcos Figueira

Continue lendo
Anúncios
Comentários