Connect with us

Coluna Painel Político

[Coluna] – Secretario da Sedam, Elias Rezende se movimenta para ocupar a Casa Civil

Publicada

em

E ainda, Campanari nega convite para assumir cargo no governo. E os moradores de Extrema bloqueiam BR por falta de transporte escolar; e o colapso do sistema prisional

Pela tangente

Antônio Campanari negou que tenha sido convidado pelo governador Marcos Rocha para assumir a Casa Civil. O ex-diretor da TV Rondônia, afiliada da Rede Globo no Estado, declarou que vai focar suas atividades no setor privado e acrescentou “não fui convidado para ocupar qualquer cargo no Governo de Rondônia e, embora honroso, se tivesse sido feito pelo Governador, eu não aceitaria”.

Enquanto isso

O secretário da Sedam, Elias Rezende começou a se movimentar no sentido de ocupar a cadeira na Casa Civil. Melhor o governo dar um sossega nele. Se o nome de Campanari causou rebuliço na Assembleia, o de Elias é um terremoto que pode azedar de vez as relações entre legislativo e executivo.

Tá piorando

O sistema prisional de Rondônia está entrando em colapso e o governo não construiu nenhuma ponte para solucionar o problema. O impasse entre Marcos Rocha e os agentes penitenciários continua e a Polícia Militar não está dando conta do sistema. Já são mais de 80 presos que fugiram nos últimos dias. Nesta quarta-feira, mais seis ganharam as ruas, escapando do Ênio Pinheiro.

Surto

Para piorar ainda mais o quadro, o Singeperon, sindicato que representa os agentes, protocolou memorando circular na ouvidoria do DEPEN, SEJUS, SESAU, AGEVISA, Conselho Estadual de direitos humanos, Conselho Estadual da Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público e Defensoria Pública, informando sobre um possível surto e eventual epidemia de doenças infectocontagiosas no presidio Medio Porte (Pandinha) em Porto Velho. Podendo causar perigo iminente à saúde dos servidores e apenados. Atualmente o Presídio Médio Porte está com a maior superlotação já registrada, em média são 580 (quinhentos e oitenta) apenados. As triagens A e B estão superlotadas, chegando em média 70 (setenta) apenados.

Pacote anti-crime?

Enquanto isso, o governador anuncia que o ministro Sérgio Moro, aquele que tem dificuldades com a língua pátria, vai vir à Porto Velho para apresentar seu pacote anti-crime. Melhorias no sistema prisional, recursos para contratação de policiais e investimento em equipamentos, nada.

Prontos para a briga

Moradores de Extrema, distrito de Porto Velho que fica na região da Ponta do Abunã, fecharam a BR 364 e devem manter o bloqueio até que seja resolvida pela prefeitura a questão do transporte escolar das crianças da zona rural. O bloqueio já dura mais de 30 horas e os manifestantes estão decididos a não ceder. Quem está pagando a conta pela incompetência de Hildon Chaves e sua equipe são os acreanos, que estão isolados. De novo.

Ladeira abaixo

E já que o tema é educação, olha essa fala, “Não sou contra estudar filosofia, gosto de estudar filosofia. Mas imagina uma família de agricultores que o filho entrou na faculdade e, quatro anos depois, volta com título de antropólogo?”. A pérola saiu do novo ministro da Educação. Nem vou tecer comentários sobre isso, apenas fazer uma observação, é graças aos antropólogos, filósofos (de verdade, não o autoproclamado Olavo de Carvalho), sociólogos, historiadores e outros estudiosos que conseguimos evoluir como cidadãos, conhecendo nosso comportamento, evoluções e retrocessos. Um ser com esse tipo de pensamento, não poderia jamais ser ministro de uma área tão sensível. Para saber mais sobre como essa criatura raciocina, leia a entrevista que ele deu ao Estadão clicando AQUI.

Por aqui

O deputado estadual Jair Montes (PTC) requisitou informações sobre Termo de Reordenamento e de cooperação técnica das escolas. O deputado quer saber quais os municípios que aderiram o Termo de Reordenamento escolar e Cooperação Técnica da Educação, a lista com o nome das escolas, endereço completo, contatos, número de alunos matriculados e valor per capita de gastos com merenda escolar, juntamente com o volume de recursos destinados a cada unidade. O parlamentar pede ainda, o número de escolas e creches que atendem a educação infantil, número de professores cedidos, quantos imóveis escolares foram ofertados ou doados e quantas salas de aula foram construídas após o reordenamento escolar, cópias dos relatórios de monitoramento das metas do PNE e do Plano Estadual de Educação (PEE), referentes aos indicadores quantitativos e qualitativos obtidos.  Jair destaca que o PNE tem finalidade de direcionar esforços e investimentos para a melhoria da educação no país, estabelecendo que os estados e municípios devem elaborar planos específicos para alcançar os objetivos previstos, considerando as demandas e as necessidades locais.

FDA aprova estimulador cerebral para insônia, ansiedade e depressão

A Food and Drug Administration (FDA) norte-americana aprovou um estimulador de eletroterapia craniana (Cervella, Innovative Neurological Devices) para o tratamento da ansiedade, depressão e insônia, anunciou a empresa. O Cervella, que exige prescrição médica, fornece micropulsos de corrente elétrica pelo cérebro, que, em ensaios clínicos, levaram à redução nos níveis de ansiedade, insônia e depressão, disse a empresa em um comunicado de imprensa. O Cervella é o primeiro estimulador de eletroterapia craniana (CES, sigla do inglês, cranial electrotherapy stimulator) com eletrodos de tratamento condutivo perfeitamente acoplados a fones de ouvido com tecnologia bluetooth que neutralizam o ruído externo, disse a empresa. Também é o primeiro dispositivo CES controlado por um aplicativo em um dispositivo inteligente, permitindo o registro automatizado de informações sobre o tratamento, lembretes e análises destinadas a melhorar os resultados do tratamento do paciente. Como o dispositivo Cervella parece um fone de ouvido comum, os pacientes terão a liberdade de usar o dispositivo em situações que geram ansiedade, sem despertar a curiosidade dos outros. A agregação automática dos dados ao aplicativo do dono do dispositivo Cervella permite que o paciente compartilhe facilmente as suas informações com o profissional de saúde que o acompanha, a fim de orientar melhor o plano de tratamento. O produto estará disponível nos Estados Unidos pelo preço inicial de 695 dólares, e será lançado na Anxiety and Depression Conference, em Chicago. Mais informações podem ser obtidas online.


Continue lendo
Anúncios
Comentários