Connect with us

Geopolítica

Apoio público ao impeachment de Trump já é maior do que o de Nixon

Publicada

em

Segundo pesquisa da Monmouth University, 44% dos cidadãos dos EUA querem o impedimento de Trump, contra 38% dos que apoiavam o de Nixon

O apoio popular ao impeachment do presidente norte-americano Donald Trump já é mais alto do que foi para Richard Nixon, em 1974, na mesma fase do processo, logo após a abertura do inquérito  na Câmara dos Deputados.

Segundo pesquisa da Monmouth University, 44% dos cidadãos dos EUA querem o impedimento de Trump, contra 38% dos que apoiavam o de Nixon. Já o apoio para o impeachment de Bill Clinton, em 1988, era de apenas 29% –condenado pela Câmara, ele foi absolvido pelo Senado.

© Shealah Craighead Trump teve processo de impeachment aberto pela Câmara dos Deputados dos EUA pela suspeita de ter pedido que o governo da Ucrânia investigasse o democrata Joe Biden

Uma pesquisa da CNN divulgada na semana passada mostrou proporção ainda maior de pessoas que querem a saída de Trump: 47%. Embora isso represente menos da metade da população, é bastante significativo. A maioria do público também não apoiava a saída de Nixon até algumas semanas antes de ele renunciar, quando esse grupo passou a representar 58% da população. Veja gráfico com a comparação:

De acordo com a CNN, os números contra Trump têm crescido desde que os telefonemas para o líder da Ucrânia vieram à tona –o apoio aumentou 11 pontos percentuais entre os independentes e 8 pontos percentuais entre os republicanos. O presidente é investigado pela suspeita de ter pedido que o governo da Ucrânia investigasse o ex-vice-presidente Joe Biden (2009-2017), que é pré-candidato do Partido Democrata para a eleição presidencial do próximo ano.

Por outro lado, o presidente tem 1 índice de aprovação alto: 40%. Além disso, no Senado sua situação permanece confortável, segundo levantamento da Axios, que mostra que há pelo menos 47 senadores com poucas restrições para apoiar Trump. Bastam apenas 33 para barrar o impeachment.

Poder360

Continue lendo
Anúncios
Comentários